Acelere o metabolismo e queime calorias extras

Dar adeus aos quilinhos extras pode depender de outros fatores que não somente os genéticos. A queima de calorias também é influenciada por nossos hábitos. E o metabolismo é o grande responsável pelo balanço energético, sendo caracterizado por um conjunto de reações químicas envolvidas no processo de controle da energia.

É verdade que com o passar dos anos acontece uma queda no aceleramento do metabolismo, tornando-o mais lento e que a atividade hormonal influi diretamente em seu funcionamento. Nos homens, o nível de testosterona mais elevado potencializa a queima de calorias e consequentemente, o aumento do consumo energético. Já no caso das mulheres, existem alguns fatores hormonais que atuam contra e favorecem o ganho de peso, como a gravidez e a menopausa.

Mas o que determina a velocidade do metabolismo, vai além da idade e dos hormônios, passa pelo estilo de vida de cada indivíduo. Medidas como uma alimentação balanceada, atividade física e o sono em dia, são grandes aliadas para incrementar a queima de calorias.

Algumas atitudes prática podem manter seu metabolismo funcionando numa boa e elevar o gasto de energia após a prática da atividade física ou ao término da refeição. Veja:

1. Musculação

O músculo por si só consome muita energia. Portanto, quanto mais musculatura houver no corpo, maior o gasto energético. E consequentemente, a diminuição do acúmulo de gordura. A prática da musculação é uma boa alternativa, pois atua no ganho de massa muscular e perda da massa gorda. Mas é importante que o treino não caia na rotina, lembre que a musculatura precisa ser constantemente estimulada. Procure a cada 3 meses mudar seu treino para que os músculos não se acostumem e permaneçam estimulados.

2. Exercícios físicos vigorosos

O boxe e outras artes marciais, podem beneficiar o aceleramento do metabolismo, pois trabalham o aproveitamento do oxigênio ao extremo, prolongando a queima de gordura por um período que se estende até 14 horas após o termino da atividade.

3. Alimentação

O que comer também interfere na queima calórica, portanto, fique de olho no que deve ser priorizado e o que deve ser evitado.

O que evitar?

– Gorduras saturadas e trans: moderação, pois se consumidas em excesso acabam aumentando o volume do tecido adiposo.

– Açúcar: também deve ser usado de forma controlada, pois pode desequilibrar a produção de insulina, que a longo prazo pode fazer com que o excesso de glicose se acumule em forma de gordura.

– Massas brancas: assim como o açúcar, podem desregular a produção de insulina e consequentemente, os picos de glicose no sangue.

O que eleger?

– Chá verde e chá branco: ricos em uma substância chamada catequinas, que contribuem para um maior gasto energético.

– Gengibre e pimenta: o consumo diário desses dois alimentos favorece a queima calórico através da substância presente, a capsaicina, responsável pelo aumento na temperatura do corpo, exercendo um efeito termogênico.

– Massas integrais: ricas em fibras, proporcionam o controle dos picos de glicose e prolongam a sensação de saciedade.

4. Frequência das refeições

Fracionar as refeições ao longo do dia, dividindo-as em mais ou menos 6 etapas, auxilia a ativação do metabolismo. Quanto mais longo o tempo entre uma refeição e outra, mais lento fica seu metabolismo, pois o organismo entende que precisa conservar energia.

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2 comentários sobre “Acelere o metabolismo e queime calorias extras

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